top of page

Secador de cabelo pode manchar a pele?

  • Foto do escritor: Rana Laquini Bernabé Celin
    Rana Laquini Bernabé Celin
  • 25 de jul. de 2017
  • 3 min de leitura

foto feita no Moment Cam

Olá meus amores!!! Aposto que muitos de vocês já se fizeram essa pergunta não é mesmo? E muitos também nem se quer imaginam que isso pode acontecer. Então a resenha de hoje vai ser sobre esse assunto que é pouquíssimo falado e não deixa de ser importante para a saúde da nossa pele! E claro que eu como esteticista, não poderia deixar de alertar a vocês sobre os riscos.

E não só o secador de cabelo, mas também computadores e celulares podem favorecer o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas no seu rosto.

Vocês já pararam para pensar nos efeitos nocivos que o calor do secador causa na pele e nos cabelos? O ar quente que sai transmite radiação infravermelha, que penetra até as camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de radicais livres e interferindo diretamente a produção de colágeno, proteína responsável pela firmeza e sustentação da pele, além de também estimular a pigmentação da pele. Essa exposição constante ao longo do tempo proporciona o envelhecimento precoce e até mesmo o aparecimento de manchas!!!

Segundo um estudo realizado por pesquisadores de São Paulo e do Paraná, "do ponto de vista físico, a luz que o olho humano enxerga e os raios ultravioleta (UV) têm a mesma natureza. Ambos são a mesma forma de energia, a radiação eletromagnética, que de acordo com a intensidade recebe diferentes nomes como raios gama, raios X, luz visível e radiação infravermelha. O estudo demonstrou que a luz visível também pode causar câncer de pele, o mais frequente no Brasil, que corresponde a 25% dos casos de tumores malignos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer."

"A luz visível pode afetar o DNA das células porque ao interagir com a melanina, esse pigmento que dá cor à pele é capaz de absorver parte da energia da luz visível e a transferir para moléculas de oxigênio, gerando formas altamente reativas, o que conhecemos por oxigênio singlete. Essa molécula de oxigênio, por sua vez, reage com moléculas orgânicas, como o DNA, e as deteriora! Quando esse tipo de dano afeta um gene regulador da proliferação celular, a célula pode começar a se multiplicar descontroladamente, originando um câncer."

Pois é minha gente, a coisa é bem séria!!! E para que fique bem claro, a luz visível é toda luz que enxergamos a olho nu, ou seja, a luz do sol, das lâmpadas artificiais dentro de casa e dos estabelecimentos, luz do computador, das telas dos celulares e tablets por exemplo.

Portanto, é preciso se proteger e tomar cuidados simples que fazem toda a diferença. O uso do filtro solar é primordial neste caso, escolha filtros com pigmentos que funcionem como uma barreira física e que também tenham substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres.

Se informe com um profissional capacitado sobre sua pele, ele saberá indicar o protetor ideal para você, além de proteger de manchinhas e também prevenir o envelhecimento.

Bom meus amores, espero ter esclarecido bastante dúvidas em relação ao uso do secador de cabelo e dos riscos da exposição à luzes no dia a dia, não deixem de se proteger! Se você gostou desse post compartilhe em suas redes sociais e deixe seu comentário abaixo para que eu saiba sua opinião...

Até o próximo post. Beijinhos :)

Envelhecer é inevitável, parecer velho é opcional! Cuide-se.

Comments


bottom of page