top of page

Água termal, água ou gel micelar, demaquilante e tônico: Como usar?

  • Rana Bernabé
  • 30 de ago. de 2017
  • 5 min de leitura

Olá meus amoreees! Quem aí não fica se perguntando para que tantas opções de produtos não é mesmo? Hoje a resenha é sobre esse assunto que é muito importante para os cuidados com a pele, porém a maioria das pessoas ainda tem dúvidas em relação as diferenças e indicações dos mesmos. Como por exemplo, o modo de usar, qual usar, quando usar... Entre outras dúvidas. Não é mesmo? E será que existe mesmo uma diferença? Então vem logo descobrir comigo!

minha foto editada pelo pic monkey

Água Micelar ou Gel Micelar

Começando pelos queridinhos do momento, o uso da Água ou Gel Micelar virou uma febre e milhares de influenciadoras digitais passaram a usar e a recomendar. A diferença do Gel Micelar para a Água Micelar basicamente é a textura, sendo os dois excelentes opções na hora da limpeza de sua pele. Como já falei sobre o Gel Micelar por aqui, vou dar ênfase a Água Micelar hoje. Caso queira ler sobre o Gel, clique aqui.

Para entender melhor, a Água Micelar possui um elevado poder de limpeza, que é ideal para eliminar as impurezas e maquiagem da pele. Além de água, a composição pode conter zinco e extratos botânicos, e o legal é que sua fórmula também costuma ser isenta de álcool, corantes, parabenos e sabão, sendo maravilhoso para peles sensíveis e podendo ser usada até em volta dos olhos e lábios. No início vinha sendo formulada como proposta de limpeza para pele sensível, mas hoje o produto é indicado para beneficiar todo o tipo de pele. Pode ser usada diretamente no rosto ou com a ajuda de um algodão, e, além de ser ultra delicada, esta solução não é gordurosa, o que previne ainda cravos, espinhas, e a obstrução dos poros.

O grande diferencial do produto são as "micelas", que são moléculas com características polares e apolares e atuam absorvendo e arrastando as partículas de sujeira retirando da pele e deixando tudo no algodão, resultando em uma limpeza profunda sem agredir ou irritar a pele. E sim, não é mágica, é tecnologia! rsrsrs... Como não agridem nossa pele como outros produtos, muitos dermatologistas passaram a indicar a Água e o Gel Micelar, e o melhor de tudo é que são multifuncionais, limpam, demaquilam, tonificam e hidratam. Sendo uma ótima opção para quem não tem tempo, por ser super prático de usar.

Demaquilante

Usados a muito mais tempo, os demaquilantes como o próprio nome já diz, são usados para retirar maquiagens do rosto. Existem várias opções de fórmulas mais leves como os em forma de gel, loção, creme ou espuma, e também fórmulas mais pesadas e mais potentes, como os bifásicos, que combinam uma parte loção e uma parte óleo. Outra opção também são aqueles lencinhos que já vem embebidos de demaquilante e são vendidos em pacotinhos, super práticos! Porém o uso do demaquilante acaba sendo mais agressivo a pele, e se você usa, com certeza sentirá a necessidade de ter também o acompanhamento de um sabonete e de um bom hidratante, nesse processo de retirada da maquiagem. Mas o essencial é sempre estar usando produtos adequados ao seu tipo de pele, pois o uso de cosméticos que não são próprios para nós, podem gerar acne ou ressecar extremamente nossa pele, então na hora de comprar, fique atento a descrição dos produtos. Se você usar o produto ideal para sua pele, eles podem fazer sim "milagres", então vale a pena investir!

Mas resumindo, hoje em dia os demaquilantes perderam a vez para as Águas Micelares! Sendo usados somente quando a maquiagem é muito pesada e não se consegue retirar alguma substância mais pigmentada da make, como deliniador ou rimel a prova d’água por exemplo.

Água Termal

Outro produto famosinho é a Água Termal que vem de "estações termais" geralmente francesas, e é caracterizada por possuir uma concentração de minerais maior do que a água comum que consumimos, sendo assim ela apresenta inúmeras funções que garantem uma pele mais saudável. O legal é que ela também tem o pH alcalino, ou seja, neutro, que difere de outras águas ácidas que consumimos e ela não é tratada quimicamente, tornando-a mais pura. Esta água é um tipo particular de água subterrânea, enriquecida por minerais como por exemplo, zinco, magnésio, sódio, manganês entre outros, da qual fica contida nas rochas e emergem nas superfícies em forma de fontes, por este modo já sabemos porque o preço das Águas Termais é um pouquinho mais caro né amores? Não é qualquer coisa que estamos passando no rosto não viu? rsrsrs... Mas voltando ao assunto, porque realmente elas são boas?

Não é novidade que nossa pele é agredida e perde minerais todos os dias, principalmente por agentes externos, como poluição, maus hábitos, radiações e até mesmo pela água que sai da torneira. O que a Água Termal faz, é te ajudar a repor esses minerais e deixar sua pele protegida e hidratada. Suas indicações são várias, entre elas o fato de:

- melhorar inflamações;

- proteger a pele contra os radicais livres;

- acalmar a pele;

- refrescar ao longo do dia mantendo a hidratação;

- suavizar irritações e coceiras podendo ser usada até no pós-depilação, e como pós-barba também para os homens, assim como após queimaduras solares entre outros.

Uma dica que sempre dou, é para colocar sua água termal na geladeira, a sensação fica maravilhosa na pele e como nosso país é bem tropical, vai ser um aliado refrescante no dia a dia, além de também manter sua maquiagem por mais tempo na pele, sendo super indicado umas borrifadas antes e depois da maquiagem.

Resumindo... o uso de uma Uma Água Termal e de uma Água ou Gel Micelar são imprescindíveis, vamos tentar ter os dois produtos na necessaire ok? Porque eles se complementam! Mas ainda falta falar do querido tônico...

Tônico

Para resumir um pouco, digamos que o Tônico finaliza o trabalho da limpeza no dia a dia, ou seja, indicado para o uso após a higienização com um sabonete específico para sua pele, ele entra equilibrando o pH que pode ter sido alterado pela ação do sabão e além disso ele termina de limpar profundamente a pele sendo visíveis as sujeirinhas que ficam no algodão quando você passa ele, mesmo depois de lavar a pele com o sabonete, preparando assim sua pele para receber um bom dermocosmético nutritivo e hidratante e finalizar com o protetor solar.

Para peles oleosas, os Tônicos adstringentes são os mais indicados, além de limparem profundamente, eles ajudam no controle da oleosidade e inibem a formação de cravos e espinhas, porém tendo pele oleosa ou seca o importante é evitar produtos que contenham álcool porque eles se tornam muito agressivos a pele provocando desidratação e até mesmo um estímulo de mais oleosidade devido ao efeito rebote. Então temos que prestar muita atenção na formulação do produto.

Hoje no mercado existem várias opções, e precisando de ajuda para decidir qual o produto ideal para sua pele, entre em contato para que eu possa te ajudar, cuidar da pele não tem segredo, desde que você use os produtos adequados ao seu tipo de pele!

Bom meus amores, agora sabendo as diferenças entre estes produtos você já pode decidir qual o melhor para você e qual se encaixa melhor em suas necessidades, certo? São muitas opções no mercado, mas espero que eu tenha ajudado e que agora fique mais fácil na hora de escolher qual comprar!

Ainda tem alguma dúvida? Use os comentários do blog ou algum de nossos canais para que eu possa te ajudar e se você gostou desse post compartilhe em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo para que eu saiba sua opinião...

Até o próximo post. Beijinhos :)

Envelhecer é inevitável, parecer velho é opcional! Cuide-se.

Comments


bottom of page